Georg Cantor
Cantor nasceu em Saint-Petersburg, no dia 3 de Março de 1845, e passou a maior parte da sua vida na Alemanha. Conhecido por ter elaborado a moderna teoria dos conjuntos, que iremos explicar melhor em seguida no blog. Georg Cantor desde pequeno, sempre mostrou gosto pela matemática, seu pai queria que ele se torna-se um arquiteto, uma das profissões mais admiradas na época, porem o Sonho de Cantor era ser um Matemático.
Depois de alguns anos Cantor estava certo de que queria seguir a carreira de Matemático, então escreveu uma carta pedindo aprovação de seu pai, e dois anos depois recebeu permissão para cursar matemática do seu pai.
Cantor doutorou-se em 1867, tendo ficado a leccionar Matemática numa escola privada feminina devido à falta de lugares disponíveis na universidade. Só dois anos depois ingressou na Faculdade da Universidade de Halle, uma instituição de ensino pouco prestigiada.
Nos anos que se seguiram cantor começou a publicar a famosa teoria dos conjuntos, provou que os conjuntos infinitos não têm todos a mesma potência (potência significando "tamanho"). Fez a distinção entre conjuntos numeráveis (ou enumeráveis) (em inglês chamam-se countable - que se podem contar) e conjuntos contínuos (ou não-enumeráveis) (em inglês uncountable - que não se podem contar). Provou que o conjunto dos números racionais Q é (e)numerável, enquanto que o conjunto dos números reais IR é contínuo (logo, maior que o anterior).
Apos criar a Teoria dos conjuntos, Cantor começou a ter crises de depressão, tendo sido internado diversas vezes, ficou na penúria durante a Primeira Guerra Mundial, morrendo num hospital psiquiátrico em Halle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário